8 de fevereiro de 2017

Dicas Rápidas :: O Estudo através da Composição!


Olá Moçada! Como vão vocês!?

Seguimos firme e forte com nossos posts diários! Rsss...

Hoje eu quero trocar uma ideia sobre composição e a forma que isso pode te ajudar nos estudos!

Eu sempre fui um cara muito curioso na guitarra! Sempre em todas as bandas que estive tentava compor algo, ou incentivava o pessoal à isso, sempre trazendo licks, passagens e riffs! E de certa forma isso me ajudou muito no meu desenvolvimento como músico!





Eu vejo na composição algo muito importante pois ela te coloca de frente ao espelho! Quero eu dizer... A sua imagem é o reflexo das suas características! Enquanto você está por exemplo tocando um som do Iron... você está trilhando um caminho, conceito e raciocínio já aberto por um outro compositor!

A composição tira tudo isso da frente! Então você trabalha de um modo mais específico, no fim precisa buscar os próprios recursos!

Me lembro a primeira vez que peguei um instrumento na mão (uma guitarra mesmo!!) Cara... Eu não sabia nada...  Então apenas ficava fazendo barulhos desordenados, mas que no fim era uma composição... (já que tudo pode ser uma composição!).Eu ainda posso me lembrar do meu primeiro riff! Hahaha!!!! Era algo totalmente sem recurso, mas era alguma coisa! Do mais hoje... mais de uma década após meu primeiro contato com o instrumento eu me remeto novamente aquele tempo e vejo o quanto é importante... às vezes... não termos recursos!! Não sou aquele tipo de músico/ artista 'parnasiano' que acredita que um compositor deva usar inúmeros elementos em sua arte... Eu vejo que a manifestação da arte é o reflexo da vida... e isso pode ser simples ou complexo... não me importa... tem que ser autêntico e original!!! E muitas vezes a originalidade está na simplicidade! Sempre estive em conflito e buscando novos recursos e conceitos... Sempre estive aprendendo mais e mais! O meu desafio atual é as vezes me desapegar do conhecimento e apenas fazer música de forma menos pragmática! É um desafio dos grandes! Rsss... Quem toca e estuda diariamente... sabe bem disso!

Uma coisa que sempre foi muito importante para mim é que a composição pode sempre ser o esboço de um estudo teórico... Muita coisa eu criava sem ao menos saber o sentido... Logo ia pesquisar, buscar entender aquilo que estava fazendo no instrumento! Uma coisa que é legal é que através da composição eu me sentia muito incentivado de uma forma que nada me incentiva a procurar novos entendimentos e recursos!

A produção do Into Infinity foi assim (CD instrumental que lançarei esse ano!!!) Há composições de 2012 e há composições de 2016, em vários períodos minhas composições serviram de material os quais eu estava sempre estudando, procurando entender e também procurando novos recursos e resultados!

Na produção do cd teve composições que eu explorei mais a parte técnica, outras mais a questão de texturas e dinâmicas, outras eu priorizei diferentes sonoridades, ou seja cada composição tem uma particularidade e cada uma dela te leva por um caminho! E o mais importante... Cada uma vai gerar um resultado distinto e sonoridades únicas!

Estar produzindo o Infinity é bem legal, por que pude aprender muito dentro disso! Eu já tinha uma intenção, um caminho traçado para esse trabalho, do mais foi correr atrás dos recursos para transformar meus planos em músicas, costumo dizer que esse trabalho tem sido minha pra mim algo como uma tese! Rsss...

Até que ponto uma improvisação é uma composição e até onde uma composição pode surgir de uma improvisação!?? Já pensaram sobre? Eu sempre jogo essa bomba no colo dos alunos.... Algo muito importante para se pensar!!! Por que afinal... Se estou improvisando estou compondo.. e uma composição precisa ter sua origem através de algo, que as vezes acaba sendo algum elemento que você improvisou!? Importante pensar sobre isso!

Muitas das minhas composições surgem pelas harmônias, partes mais estruturais! Os temas e solos... Eu simplesmente improviso... Me divirto e ainda crio algo mais musical, não há forma melhor de se criar uma música do que estar compondo através dela!!!!




ROCK!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário